Nível Básico


Workshop de Introdução aos Princípios da Filosofia Lean 

(Sensibilização)

Uma sensibilização que compreende teoria e 3 dinâmicas deverá ser aplicada para termos o nivelamento do conhecimento da equipe, onde um histórico sobre as origens será apresentado e uma breve explicação das principais ferramentas, métodos e sistemáticas da Filosofia Lean Thinking. 

Os conceitos e princípios da filosofia serão debatidos, apresentando uma empresa com produção convencional, uma situação com a criação de Fluxo Contínuo (redução dos desperdícios), e com uma situação final com a implementação da Puxada.


Workshop 7 Ferramentas Clássicas do TQC

(Total Quality Control)

O treinamento fala sobre o conceito da Qualidade, a aparição de um modelo de gestão onde o foco está na qualidade do ponto de vista do consumidor. O modelo visa então "não enviar" problemas para frente e para que isso aconteça, tudo o que é detectado de não conformidades (retrabalhos e refugos) devem ser identificados, analisados e tratados. Aparecem no decorrer da sua evolução ferramentas de análise dos dados e fatos.

A "Qualidade" é o grau de utilidade esperado ou adquirido de qualquer coisa, verificável através da forma e dos elementos constitutivos do mesmo e pelo resultado do seu uso. A palavra "qualidade" tem um conceito subjetivo e está relacionada com as percepções, necessidades e resultados em cada indivíduo.

O TQC ou Total Quality Control (Controle de Qualidade Total) é um sistema de gestão da qualidade que busca transcender o conceito de qualidade aplicada ao produto. No TQC a qualidade é entendida como a superação das expectativas não apenas do cliente, mas de todos os interessados (stakeholders).

Assim no passado foram criadas ferramentas de análise as quais são conhecidas como "7 Ferramentas Clássicas do TQC", assunto que abordaremos nesse treinamento.


Workshop Programa 5S

(Seiri/Seiton/Seiso/Seiketsu/Shitsuke)

Um conceito que teve origens no Japão após a Segunda Guerra Mundial, quando a população, as empresas e o governo iniciaram um programa de reconstrução sem os recursos e condições necessárias. A limpeza e a economia dos recursos era mandatória para a sobrevivência, nascendo assim uma conscientização geral sobre os desperdícios.

No âmbito empresarial a Toyota por ser um dos ícones da indústria daquele país liderou esse movimento, desenvolvendo a cultura do Seiri (Necessário), Seiton (Ordenação), Seiso (Limpeza), Seiketsu (Padronização) e Shitsuke (Disciplina) em toda as suas unidades fabris (Operação e Escritório) gerando melhorias de desempenho e um ambiente saudável.

O treinamento visa mostrar de maneira simplificada a construção desse processo, passo a passo (cada "S" individualmente). 


Workshop Manutenção Autônoma

(Total Productive Maintenance)

Um processo de melhoria da sinergia entre a Operação e a Manutenção, visando melhorar os indicadores de performance de qualquer tipo de organização através do uso racional da estrutura do departamento da Manutenção, normalmente um dos maiores centros de custo da organização.

Através de capacitação e supervisionamento constante, muitas tarefas que normalmente são executadas por mecânicos e eletricistas poderiam e podem ser realizados por colaboradores da operação. Muitas tarefas podem ser selecionadas com o acompanhamento do pessoal das áreas de Segurança do Trabalho e da Qualidade, e executadas diariamente pela operação, liberando tempo e recursos para o departamento da Manutenção.

Trata-se de um assunto polêmico que deve ser construído, caso a caso, empresa por empresa, pelas lideranças das áreas citadas acima, sempre preservando a segurança de quem vai executar as tarefas. "Da minha máquina cuido eu" trás a conotação de melhor uso dos equipamentos e máquinas.

O resultado desse trabalho é um melhor desempenho da própria Operação com o menor custo possível da Manutenção.


Workshop Setup Rápido

(Single Minute Exchange of Die - SMED)

Para aqueles que trabalham na fabricação de um produto ou na prestação de um serviço, uma eventual mudança da programação ocasiona a necessidade de uma parada do que se estava realizando para a readaptação. Essas "paradas" geram perdas do volume com a possibilidade de afetar a entrega ao cliente e por isso as empresas tendem a aumentar o seu nível de estoque (leadtime) para não deixar de atender, mas no caso da prestação de serviços o atraso é iminente.

Essa "parada" não deixa de ser um desperdício, pois além de tudo não somente os colaboradores diretos mas muitos indiretos também podem "parar", o que gera aumento do custo interno.

Para reduzir esse desperdício Shigeo Shingo, contemporâneo de Taiichi Ohno durante a criação do Toyota Production System (TPS) desenvolveu uma metodologia denominada SMED para reduzir essas paradas para troca do produto ou serviço, otimizando desse modo o fluxo do processo.


Workshop Estabilidade Básica dos 4M's

(MO/Método/Material/Máquina)

Muitos acreditam que para iniciar uma implementação da Filosofia Lean é necessário a estabilidade da MO, Método, Material e Máquina, como preconiza o Toyota Production System. Isso não é totalmente verdadeiro, pois dependendo do processo a implementação pode ser realizada com qualquer nível de estabilidade. 

Para facilitar o caminho da implementação muitas condições básicas desses 4M's podem ser trabalhadas antes, o que vai reduzir drasticamente a sua dificuldade na jornada lean. O material desse workshop sugere algumas ações para reduzir o nível dos desperdícios existentes, baseado no que muitas empresas já possuem em atividade.


Workshop Kaizen e Solução de Problemas

(PDCA)

A palavra Kaizen significa "mudança para melhor" mas não se trata de uma ferramenta como muitos pensam. Kaizen para o japonês é um estilo de vida onde a procura por mudanças para melhor também são realizadas nas vidas particulares das pessoas. 

Portando KAIZEN é uma cultura !

O conteúdo desse material conta um pouco desse contexto cultural e apresenta uma ferramenta chamada de Documento A3, utilizada para se estudar e realizar as mudanças seguindo o modelo mental PDCA criado por Deming (Estatístico dos EUA).


Workshop Total Productive Maintenance

(TPM)

A Manutenção Produtiva Total (TPM) é uma metodologia de gestão que tem o objetivo de identificar perdas em um processo produtivo, tentando maximizar o uso dos recursos financeiros e a qualidade. Ela também é conhecida como Total Productive Maintenance (TPM) e é amplamente utilizada em empreendimentos de sucesso do mercado. Todas as atividades realizadas na TPM têm o objetivo de acabar com as perdas: quebras, setup, por tempo ocioso, baixa velocidade, por qualidade insatisfatória e com start-up.

Surgiu com o final da Segunda Guerra Mundial quando as técnicas produtivas foram aprimoradas e melhoradas. Já que a tendência de consumo aumentou progressivamente, as empresas precisavam acompanhá-la e aproveitar essa oportunidade de crescimento, mas as perdas e os erros operacionais atrapalhavam essas situações. Assim, vários países se esforçaram para aprimorar suas estratégias e abordagens e ao longo do tempo, as manutenções passaram de simples processos de conserto e reparo, para um complexo conceito de prevenção de problemas.

A partir da década de 1970, a manutenção produtiva total (TPM) ganhou forma e foi introduzida em empresas japonesas. Dessa forma, uma estratégia de máxima eficiência e aumento de produtividade foi criada, possibilitando a análise de perda nas falhas dos equipamentos.